Dicas úteis

Saiba quais os 5 erros de decoração que tornam o espaço do seu apê menor.

Quando se trata de decorar um ambiente do seu imóvel, cada centímetro conta. E nessa empreitada de organizar e embelezar o apartamento, muitas pessoas acabam cometendo erros graves de decoração e o efeito visual pode ser o contrário do imaginado, ao invés de aumentar, você torna o espaço da sua sala ou quarto ainda menor. Por isso, apartamentos com espaço enxutos exigem mais atenção e planejamento do proprietário.

Para evitar que esse tipo de problema não aconteça com você, preparamos uma lista das principais falhas cometidas na hora de decorar apartamentos. Conheça esses erros e fuja deles!

Usar cores muito escuras

Independentemente de o imóvel ser grande ou pequeno, o ideal é optar por cores claras, pois elas criam a sensação de limpeza e amplitude. As cores vibrantes ou mais escuras podem ser usadas em paredes únicas, móveis e detalhes decorativos, apenas como ponto de contraste.

Já cores sóbrias, como cinza, preto e marrom estão em alta no design de interiores, mas essas tonalidades também devem ser usadas com moderação, afinal, além de diminuírem o espaço visualmente, elas podem deixar o ambiente mórbido, monótono ou pesado demais.

Saiba -quais -os -5- erros- de- decoração- que- tornam- o- espaço- do- seu- -apê- menor-1

Manter espaços desorganizados e com muita informação

Você é daquelas pessoas que sempre fica em dúvida entre um objeto decorativo ou outro e acaba escolhendo os dois, essa dica é para você. Você sabia que uns erros mais comuns e que diminuem consideravelmente um espaço é enchê-lo de objetos? Até os ambientes mais espaçosos podem parecer menores se você encher cada superfície dos móveis com muitas peças decorativas.

Saiba -quais -os -5- erros- de- decoração- que- tornam- o- espaço- do- seu- -apê- menor-2

Priorizar o equilíbrio e moderação torna a aparência visual do seu apartamento menos poluída. Tire um tempo para organizar e deixar apenas os itens que precisam estar lá. Não exagere na quantidade de quadros, almofadas, plantas, esculturas, bibelôs, souvenires, tapetes, louças e afins. Além disso, opte por objetos que dialoguem entre si.

Manter móveis próximos demais a parede

Um erro comum ao projetar a decoração do imóvel é empurrar todos os seus móveis contra as paredes para criar mais espaço no centro da sala. No entanto, ao colocar isto em prática você criar o efeito oposto visualmente. Colocar todos os móveis próximos demais as paredes faz com que o seu ambiente pareça estar no limite máximo de espaço.

O truque mais fácil de fazer é posicionar os móveis em diagonal. Outra idéia é distribuir móveis de menor porte, como cadeiras, longe da parede e alinhá-los com outros itens, como um sofá ou uma cama. Não acredite no mito de que móveis grandes não podem ser inseridos a ambientes pequenos. Uma grande peça de mobiliário como um sofá ou cama pode atuar como um ponto focal, para a sala ou quarto fazendo-a parecer maior.

Exagerar no número de estantes abertas

Prateleiras abertas e preenchidas com objetos coloridos tornam o ambiente visualmente pesado. Elas diminuem a sensação de amplitude – por isso, use-as com cautela. Caso elas já estejam instaladas, o que fazer? Você não precisa retirar suas prateleiras antigas, basta cobri-las com cortinas lisas. E se uma marcenaria nova estiver dentro do seu orçamento, então invista em armários com portas de cores claras e sem estampas.

Saiba -quais -os -5- erros- de- decoração- que- tornam- o- espaço- do- seu- -apê- menor-3

Combinar tudo

Deixar tudo em um ambiente com as mesmas cores, tecidos e texturas para a decoração parecer uma coisa só, homogênea e sem graça. Misture estilos entre as almofadas e tecidos. Se você realmente for muito fã de uma decoração mais coordenada, escolha seguir uma linha nas paredes ou nos móveis, mas nunca nos dois ao mesmo tempo.

Saiba -quais -os -5- erros- de- decoração- que- tornam- o- espaço- do- seu- -apê- menor-4

Agora que você já sabe o que evitar, coloque seus novos conhecimentos em prática e deixe o seu lar mais lindo do que nunca!

Artigo anterior

Conheça os diferenciais de um empreendimento Rôgga

Próximo artigo

Futuro da Indústria da Construção é debatido no 91º Enic no Rio de Janeiro

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>