Dicas úteis

Saiba como sair da casa dos pais mesmo com pouco dinheiro

Seja para estudar em outra cidade, após o casamento ou pela proximidade com o emprego, mais cedo ou mais tarde é chegada a hora de deixar o conforto da casa dos pais de lado e encarar a independência de ir morar sozinho. E nada melhor do que criar uma rotina só sua, poder escolher os próprios móveis e adquirir maturidade.

Mas é claro que toda essa mudança pode gerar gastos elevados, se não for feita com planejamento e atenção. Mesmo que sua renda ainda não seja tão alta, com uma boa dose de organização é possível morar sozinho sem se enrolar com as finanças. Veja a seguir quatro dicas simples para colocar esse projeto de vida em prática, gastando pouco.

Guarde dinheiro antes de sair da casa dos pais

Quando se mora sozinho a expressão “dar um jeito” está sempre na ponta língua. Mas para a falta de dinheiro não há muito o que fazer. E morar com os pais é a oportunidade que você tem de economizar para conseguir ter seu próprio espaço, portanto, aproveite!

A man doing his taxes using a calculator and pencil on a white background

Nesta fase de incertezas, é essencial que você tenha um montante guardado. Em entrevista à Revista EXAME, o especialista Calil, da Academia do Dinheiro, recomenda que se junte o equivalente a um ano de despesas pelo menos, o que seria suficiente para ajudar na compra dos móveis e eletrodomésticos iniciais, além de cobrir imprevistos e eventuais erros nas contas.

Faça pesquisas antes de se mudar

Mesmo que a vontade de morar sozinho seja grande, não seja apressado. Lembre-se que você tem bastante tempo para pesquisar antes de escolher o imóvel ideal. Defina exatamente o que você procura: a localização, o tamanho, as características do apartamento e do prédio e, o principal, se tudo isso vai caber no seu orçamento.

E se você perceber que as contas vão ficar muito pesadas, que tal convidar um amigo para dividir o espaço com você? Em um primeiro momento, esta pode ser uma ótima opção para acelerar o processo de mudança. Só não se esqueça de definir exatamente o papel de cada um nesse acordo.

Seja autossuficiente

Você cozinhar, lavar sua própria roupa, limpar a casa? Você não precisa ser especialista no assunto, mas sabe o mínimo já ajuda e muito a reduzir os gastos com restaurante ou diarista. Aproveite e peça desde já algumas dicas para sua mãe e pai para economizar ao máximo.

como- sair- da -casa- dos- pais -mesmo -com -pouco- dinheiro-3

Considere a possibilidade de financiar seu apartamento

Você já considerou a possibilidade de comprar seu próprio apartamento ao invés de locar? Se ainda não, deveria. Hoje, o mercado oferece muitas opções de financiamento e você pode encontrar uma alternativa dentro do seu orçamento. Bem melhor investir o dinheiro no seu próprio imóvel que pagar aluguel, não é mesmo?

Viu só, com alguns ajustes na sua rotina pessoal e financeira você pode ficar mais perto da realização desse sonho. Para mais dicas fique de olho no blog.

Artigo anterior

Faça você mesmo: luminária pendente de mesa

Próximo artigo

Financiamento ou consórcio - entenda as diferenças para fazer a melhor escolha.

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>