Convivência

Por que participar das reuniões de condomínio é importante?

Seja sincero, quantas vezes você preferiu se inteirar sobre os assuntos do seu condomínio através da ata ou dos próprios vizinhos ao invés de participando de uma reunião? Podemos afirmar com convicção que isto já aconteceu em muitas ocasiões. Na cidade de São Paulo, por exemplo, cerca de 70% dos moradores ignoram as o tradicional encontro entre os moradores, de acordo com a Lello, empresa que realiza administração de condomínios.  Isto porque, em geral, a falta de objetividade, a longa duração ou as conversas paralelas sobre assuntos que nada tem a ver com o que está sendo tratado, acabam tornando qualquer assembleia pouco atrativa.

Entretanto, participar das reuniões de condomínio é garantir os seus direitos, a preservação do seu patrimônio e o bem-estar da sua família. A convivência em um grupo tão próximo, como é aquela de um condomínio, não é simples, porque as pessoas são diferentes e têm hábitos diferentes, por isso, é de grande importância a organização e o estabelecimento de regras, que só podem ser tornar possíveis com a contribuição de todos. Estar presente na assembleia é essencial para acompanhar de perto todos os gastos feitos pela administração do condomínio, que tem o dever de ter economizar o máximo nas despesas e não desperdiçar dinheiro nunca.

por_que_participar_das_reunioes_de_condominio_2

 

Lembre-se que no final, quem “manda” no prédio, é aquele grupo de pessoas que comparece sempre nas reuniões. Se você não participar corre o risco de acabar pagando cotas extras sem ter expressado nenhuma opinião.

Separamos algumas dicas para você sugerir ao seu síndico que podem tornar as reuniões menos cansativas. Confira:

Pauta sucinta

Nunca convocar assembleia com pauta extensa. É melhor realizar mais assembleias durante o ano com no máximo três itens, do que uma anual com nove ou dez itens. Elas serão mais rápidas, não cansarão, e propiciarão maior objetividade e melhores resultados.

Atenção ao tempo

Preferencialmente, incluir nas convocações tempo para exposição do assunto e tempo para os debates. Cinco minutos por pessoa é suficiente. É lógico que não será respeitado, mas ajudará o síndico a colocar os assuntos logo em votação.

Você que mora em apartamentos, verifique as datas de reuniões de seu prédio e participe delas, pois podem ser muito interessantes e além de que você estará sempre por dentro das novidades e mudanças no condomínio, contribuindo para uma convivência harmônica entre moradores.

Artigo anterior

Home Office: Decoração bem pensada ajuda na produtividade

Próximo artigo

Caixa Lança nova linha de Crédito Imobiliário

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>