Faça você mesmo

Fugindo dos padrões: faça você mesmo iluminações de forma criativa

A arte do Faça Você Mesmo – do inglês Do It Yourself, ou DIY – vem fazendo a cabeça de muitas pessoas, que criam soluções interessantes de decoração a partir de materiais comuns do lar.

Hoje vamos lhe ajudar a criar soluções interessantes para sair do comum em um assunto muito propício à inovações: iluminação.

Um varal de lâmpadas é fácil de fazer e o resultado fica maravilhoso, você pode usar na sacada, no quarto ou no salão de festas, para customizar a decoração ou dar um “up” naquela reunião com os amigos. O primeiro passo é definir o tamanho, para comprar a metragem certa de fios. Até dez metros você pode usar fios de 1,5mm, com 20 metros você deve utilizar fios de 4mm e com 30 metros, 6mm.

Para a quantidade de lâmpadas, a conta fica, mais ou menos, três lâmpadas por metro. Ou seja, se você quer um varal de 10 metros, reserve 30 lâmpadas para fazê-lo. Os watts variam entre 15 ou 35, não mais que isso. Lâmpadas com menos watts deixam o ambiente mais acolhedor, não chamando tanta atenção para a intensidade da luz emitida.

Importante: reserve uma metragem do fio a mais, para ela alcançar a tomada mais próxima, cerca de 3 ou 4 metros.

Passo 1: Você também vai precisar de soquetes para as lâmpadas. Opte por soquetes já vendidos com os fios, para facilitar. Desencape a ponta dos fios com cuidado para não quebrá-los.

Passo 2: No fio, demarque as distâncias entre as lâmpadas e, com um estilete, faça um corte entre as duas extremidades do fio, bem no meio, e afaste-as um pouco.

Passo 3: Você vai precisar retirar o plástico do fio, nas extremidades separadas no passo 2. Use um alicate para demarcar o espaço do corte e depois um estilete para retirar o plástico. Não precisa ser muito grande, cerca de um dedo. Atenção: muito cuidado para não cortar o fio.

Passo 4: Feito isso nas duas extremidades, enrole cada ponta do fio do soquete em uma extremidade do fio do varal. Depois disso, cubra com fita isolante, fechando completamente a abertura que você fez no passo 3.

Passo 5: Com o varal pronto, falta conectar a ponta final do fio com um plug, que irá ligar sua arte à tomada. Use um plug de loja de ferragens, abra-o e desencape as pontas do fio do varal. Enrole cada ponta do fio nos conectores do plug, deixe bem enrolado e apertado. (aqui não vai fita isolante).

Bônus: Sem querer, durante o passo 3, você cortou o fio? Relaxa, não vai precisar comprar um fio novo e tentar tudo de novo. Desencape e enrole as duas pontas cortadas e, em seguida, enrole-as ao fio do soquete, envolvendo-as com a fita isolante em seguida. Sem estresse, não foi um caso perdido.

O resultado fica lindo, confira:

 

884f5706642e1ae177de79ce83516f12

b74af7bde4e9baa184674678b4c6eb53

87d6c1a9d324ae9f306bcb7c5cdd2876

Artigo anterior

Dicas de segurança para condomínios

Próximo artigo

Em forte ritmo de vendas, Rôgga lança seu terceiro empreendimento em Jaraguá do Sul

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>