Fugindo dos padrões: faça você mesmo iluminações de forma criativa
A arte do Faça Você Mesmo – do inglês Do It Yourself, ou DIY – vem fazendo a cabeça de muitas pessoas, que criam soluções interessantes de decoração a partir de materiais comuns do lar.
Hoje vamos lhe ajudar a criar soluções interessantes para sair do comum em um assunto muito propício à inovações: iluminação.
Um varal de lâmpadas é fácil de fazer e o resultado fica maravilhoso, você pode usar na sacada, no quarto ou no salão de festas, para customizar a decoração ou dar um “up” naquela reunião com os amigos. O primeiro passo é definir o tamanho, para comprar a metragem certa de fios. Até dez metros você pode usar fios de 1,5mm, com 20 metros você deve utilizar fios de 4mm e com 30 metros, 6mm.
Para a quantidade de lâmpadas, a conta fica, mais ou menos, três lâmpadas por metro. Ou seja, se você quer um varal de 10 metros, reserve 30 lâmpadas para fazê-lo. Os watts variam entre 15 ou 35, não mais que isso. Lâmpadas com menos watts deixam o ambiente mais acolhedor, não chamando tanta atenção para a intensidade da luz emitida.
Importante: reserve uma metragem do fio a mais, para ela alcançar a tomada mais próxima, cerca de 3 ou 4 metros.
Passo 1: Você também vai precisar de soquetes para as lâmpadas. Opte por soquetes já vendidos com os fios, para facilitar. Desencape a ponta dos fios com cuidado para não quebrá-los.
Passo 2: No fio, demarque as distâncias entre as lâmpadas e, com um estilete, faça um corte entre as duas extremidades do fio, bem no meio, e afaste-as um pouco.
Passo 3: Você vai precisar retirar o plástico do fio, nas extremidades separadas no passo 2. Use um alicate para demarcar o espaço do corte e depois um estilete para retirar o plástico. Não precisa ser muito grande, cerca de um dedo. Atenção: muito cuidado para não cortar o fio.
Passo 4: Feito isso nas duas extremidades, enrole cada ponta do fio do soquete em uma extremidade do fio do varal. Depois disso, cubra com fita isolante, fechando completamente a abertura que você fez no passo 3.
Passo 5: Com o varal pronto, falta conectar a ponta final do fio com um plug, que irá ligar sua arte à tomada. Use um plug de loja de ferragens, abra-o e desencape as pontas do fio do varal. Enrole cada ponta do fio nos conectores do plug, deixe bem enrolado e apertado. (aqui não vai fita isolante).
Bônus: Sem querer, durante o passo 3, você cortou o fio? Relaxa, não vai precisar comprar um fio novo e tentar tudo de novo. Desencape e enrole as duas pontas cortadas e, em seguida, enrole-as ao fio do soquete, envolvendo-as com a fita isolante em seguida. Sem estresse, não foi um caso perdido.
O resultado fica lindo, confira:
Não há comentários