Convivência

Usando as redes sociais para a comunicação nos condomínios

Com tanta tecnologia e formas de interação, é quase impossível encontrar alguém que não esteja conectado em algum momento do dia. Não é à toa, portanto, que também se torna cada vez mais comum que assuntos relacionados à vida em condomínio passem a ser discutidos dentro das redes sociais. Com páginas, perfis e grupos, muitos moradores aproveitam para trocar ideias entre si e conhecer o vizinho do bloco antes mesmo daquela reunião presencial.

O fenômeno das redes sociais aproximou vizinhos que foram além de dar bom dia e comentar sobre o clima no elevador. Redes sociais permitem que Condôminos de empreendimentos cada vez maiores saibam em tempo real das movimentações de obras, atividades, pedidos de vizinhos, pauta dos debates que podem ser alvo de Assembleias.

O Facebook e WhatsApp, redes sociais mais comuns entre os administradores de prédios e condomínios, oferecem aos síndicos a oportunidade de criar grupos com os moradores e receber imediatamente as demandas do lugar, porém também podem se tornar vilãs.

Confira quais são as 5 vantagens e as 5 desvantagens em utilizar as redes sociais para administrar um condomínio:

Vantagens

  1. O quadro de avisos do prédio se torna virtual, atingindo mais moradores;
  2. A comunicação entre síndico e condôminos é mais barata (não excetua a necessidade do síndico imprimir avisos para os murais, mas diminuirá a impressão de cópias);
  3. O feedback dos condôminos é mais rápido;
  4. Facilidade no agendamento de reuniões e uso de equipamentos do prédio;
  5. A segurança do condomínio passa a contar com uma rede de vigilantes (todos moradores passam a contribuir com informações sobre suspeitos).

Desvantagens

  1. O síndico ficará acessível a todo o momento. Isso banalizará as decisões;
  2. O síndico acostumará seus condôminos a terem respostas imediatas, mas nem sempre às terá;
  3. Moradores poderão, eventualmente, bater boca publicamente nas redes sociais;
  4. Boatos serão pulverizados mais facilmente;
  5. Nem todas as ações podem ser tomadas pelas redes sociais, como o envio de boletos,por exemplo.

 

 

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