Dicas úteis

Aprenda a limpar cada tipo de piso de forma correta

Assim como existem tipos de pisos adequados para diferentes ambientes, os métodos de limpeza de conservação de cada um também variam dependendo do material.

A regra básica de limpeza vem do velho rodo com pano úmido, mas o que devemos usar na lavagem do piso junto com a água? O que deve ser aplicado nos materiais mais delicados? Como garantir uma limpeza 100% eficiente? O mais importante é entender as particularidades de cada tipo de piso para higienizá-los corretamente.

Independente de cada um, em todos os casos a limpeza começa da mesma maneira: passe uma vassoura cerdas macias e recolha toda a poeira e a sujeira acumuladas no chão. Só depois disso é que seu piso poderá receber um tratamento para tirar manchas e recuperar o brilho.

E para ajudar a tirar o restante de dúvidas sobre tema, confira algumas dicas de como limpar cada tipo de piso e entenda as diferenças nos cuidados com cada um.

Mármore

Os pisos de mármore demandam atenção redobrada na manutenção. Por ser muito poroso, ele tem alta capacidade de absorção. Portanto, não use produtos muito concentrados, corrosivos ou gordurosos. Para a limpeza do piso de mármore, dissolva uma pequena quantidade de detergente de coco em um recipiente com 5 litros de água. Mergulhe um pano limpo de algodão nessa solução e esfregue o chão.

Já para deixá-los mais bonitos, ao invés de encerar, prefira materiais impermeabilizantes e ceras próprias. Em lojas especializadas na venda de produtos de limpeza, existem alguns específicos para “selar” mármores e granitos, que impedem (ou pelo menos diminuem a possibilidade) que a sujeira penetre na superfície e apareçam manchas. Uma boa alternativa para renovar estes pisos é polir com produtos específicos.

Granito

Os pisos de granito são de fácil manutenção. Nada de produtos oleosos, ácidos, água sanitária, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. Por ser uma pedra muito sensível e que pode manchar facilmente, até com produtos que possuem corantes, o melhor é usar um pano úmido.

Limpeza de piso de porcelanato

O piso de porcelanato, assim como outros pisos frios, é a mais prática de todas. Sua limpeza pode ser feita com água e detergente neutro, diluindo o detergente em um litro de água para limpar com panos, de uma a duas vezes.

como_limpar_cada_piso_corretamente_2

Com esse método simples, os resíduos soltos pela vassoura ou pelo aspirador se aglomeram no pano úmido, deixando o chão com maior facilidade. A ação dos elementos químicos do detergente manterá o piso limpo e devidamente higienizado, livre de quaisquer partículas de sujeira que pudessem estar concentradas pela sua extensão.

Piso de madeira

A madeira é um material que pode ser facilmente danificado ou perder o brilho se você não tomar certos cuidados. Para evitar esse tipo de situação, utilize os produtos adequados: misture um limpador para pisos de madeira com água morna. Depois, umedeça um pano nesta mistura e retire o excesso de água. Com um rodo, limpe chão em movimentos circulares. Para finalizar, é importante secar bem toda a superfície com um pano seco. Assim, não há risco de a umidade danificar a madeira.

Artigo anterior

Futuro da Indústria da Construção é debatido no 91º Enic no Rio de Janeiro

Próximo artigo

Dicas de segurança para condomínios

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>