Dicas úteis

5 dicas para organizar uma mudança sem dor de cabeça

Depois de pegar as chaves do novo apê chegou a hora de fazer a mudança. O ato de mudar de casa pode ser extremamente empolgante, visto como um momento de recomeço e que gera muitas expectativas. Entretanto, algumas pessoas têm verdadeira aversão à mudança, afinal, é um processo trabalhoso e que quando não realizado corretamente pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

Mas, calma! Para que tudo ocorra bem, sem incômodo ou dor de cabeça, te ensinaremos como planejar e guiar sua mudança desde a organização e encaixotamento na casa antiga, até seu novo lar. Economize o seu tempo e a sua energia para se dedicar apenas ao lado bom da mudança.

Confira as dicas de hoje:

Organização é a palavra-chave

Organize o tempo: comece a separar e empacotar com o máximo de antecedência que puder. Se conseguir fazer isso um mês antes do dia marcado, excelente! Inicie com aquelas coisas que você não costuma usar sempre, pois farão pouca ou nenhuma falta depois de devidamente guardadas. Casacos, livros antigos, CDs e outros artigos que você tranquilamente poderá abrir mão por aquele período. Itens mais essenciais como roupas do dia a dia e objetos de higiene pessoal podem ser deixados para a última hora, mas o que não for indispensável, empacote!

Pesquise antes de contratar a empresa de transporte

Enquanto organiza os itens para a mudança é preciso reservar um tempo para buscar uma transportadora de confiança. É essencial ter referências sobre a firma. Afinal, sua casa estará nas mãos dessa empresa por um tempo. Avalie a experiência caso você tenha alguma necessidade especial, como carregamento de itens grandes, pesados e etc. Peça o orçamento, prévio de pelo menos três locais com todos os serviços que serão executados (e os valores cobrados, claro), mas não imponha o preço com diferencial.

fazer-a-mudanca-sem-dor-de-cabeca_2

Utilize materiais corretos para embalar cada objeto

Após planejar tudo com calma e paciência, para não se esquecer de nada, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a encaixotar tudo. Siga os passos abaixo que farão com que tudo seja muito mais ágil:

– Ponha etiquetas, nos quatro lados de cada caixa, com o nome do cômodo a que se destina. Se o conteúdo da caixa for frágil, escreva em letras bem grandes “FRÁGIL”.

– use jornais, plástico bolha, panos de prato, e se possível até almofadas para proteger os objetos frágeis.

– nunca coloque junto na mesma caixa objetos frágeis e pesados.

– objetos extremamente sensíveis e caros podem ser transportados por você, com o cuidado que achar necessário.

Altere o endereço de suas correspondências

Este pequeno, mas importante detalhe, muito gente acaba esquecendo. Transfira suas correspondências para o novo endereço. E não se esqueça de cancelar os serviços públicos (luz, água, telefone, TV a cabo, etc.) da sua antiga casa (caso ela for ficar vazia).

Organizando os itens após mudança

Esse é o momento de desempacotar e colocar tudo no seu novo lugar. Engana-se quem pensa que nesse momento a mudança já acabou e que é só abrir as caixas aleatoriamente e guardar os objetos. Quer uma dica? Faça uma planta da casa (ainda que básica) e coloque post-its coloridos em cada cômodo (e em cada caixa daquele cômodo) para facilitar a identificação!

fazer-a-mudanca-sem-dor-de-cabeca_3

Comece a desempacotar primeiro os objetos frágeis que foram identificados na caixa, pois assim o risco de quebrar algum item é menor. Organize os cômodos de acordo com a frequência em que será utilizado. Banheiro, quarto e cozinha possuem materiais que usados mais no dia a dia, então de prioridade a esses locais.

Viu só como mudar pode ser simples? Agindo dessa forma você pode tornar um processo complicado em algo prático. Siga nossas dicas e comece com o pé direito!

 

Artigo anterior

Belezas do litoral norte catarinense

Próximo artigo

Conheça 07 plantas para decorar seu apartamento

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>