Convivência

4 regras de convivência para quem vai dividir apartamento

Para quem está começando a estruturar a carreira ou mesmo em busca de um emprego, bancar um aluguel sozinho fica praticamente inviável. A saída mais prática é dividir uma casa ou apartamento com pessoas que estejam em situações parecidas com a sua!

Mas existem algumas regrinhas de boa convivência para quem pretende dividir seu espaço com outras pessoas que, quando seguidas corretamente, facilitam muito esse processo. Separamos para o post de hoje 4 regras de boa convivência para quem pretende partilhar um lar! Confira:

Planejamento e controle financeiros

Antes de dividir apartamento ou casa, é importante colocar todas as despesas na ponta do lápis, para que todos saibam exatamente quais os deveres e obrigações financeiros.

Todos os gastos mensais devem ser relacionados no planejamento financeiro: contas de consumo (água, luz, internet, cabo, manutenção, melhoras na infraestrutura), faxineiras/diaristas, aluguel, condomínio e até mesmo o supermercado.

Depois de relacionados todos os itens, uma divisão democrática é essencial, ou seja, em partes iguais. É evidente que pode ocorrer de um morador ter uma renda maior, e outro morador que não consiga arcar com os gastos, como todos. Nesta situação, uma boa opção seria a distribuição de tarefas a mais a esta pessoa (um dia extra de faxina, por exemplo), como forma de compensação.

Divida as responsabilidades entre vocês

Assim como a responsabilidade pelo dinheiro tem que ser de alguém, a responsabilidade de limpar e organizar a casa também precisa ser distribuída. Vocês podem dividir por semana – cada um limpa em uma semana ou ainda dividir por atividade – enquanto um de vocês limpa a sala o outro limpa a cozinha.

4-regras-de-convivencia-para-quem-vai-dividir-apartamento-1

Essa divisão de tarefas precisa ser muito bem esclarecida, mas pode ser flexível dependendo do nível do relacionamento entre vocês. Vale lembrar que se não for sua semana de fazer a limpeza você não pode abusar sujando e bagunçando a casa toda, tenha consideração pela pessoa que divide o lar com você.

Uma maneira de manter a divisão organizada é tendo uma lista onde vocês podem anotar o que é responsabilidade de cada um e checar quando estiverem com dúvidas.

Criem regras para manter a ordem na casa

É necessário criar alguns combinados entre vocês para que o convívio não se torne uma bagunça onde cada um faz o que quer, do jeito que quer e a hora que quer. Conversem e determinem algumas regras básicas para manter a casa em ordem. Confira alguns exemplos de regras que vocês podem usar:

  • Não preparar janta após das 22h;
  • Não trazer estranhos para casa sem consultar quem mora na casa antes;
  • Não entrar no quarto dos outros moradores ou pegar objetos emprestados sem pedir;
  • Não ligar música alta demais;
  • Não convidar amigos para passar um tempo na casa.

4-regras-de-convivencia-para-quem-vai-dividir-apartamento-4

 

Essas são apenas algumas ideias, mas lembre-se que as regras podem ser mais flexíveis e elas dependem muito do tipo de relacionamento que você e seus companheiros de lar têm.

Divisão de alimentos

Quanto às compras da casa, o ideal é dividir os valores por igual na hora de adquirir o material de uso comum, como os produtos de limpeza e os itens básicos de alimentação (verduras, carnes, arroz, feijão). O ideal é que as compras extras sejam feitas separadamente, para evitar que todos paguem por produtos mais caros ou que não são do interesse de todos.

Prestando atenção em todos esses pontos, a experiência de dividir moradia com outras pessoas pode ser muito válida para te tornar uma pessoa mais independente e responsável. Procure aprender e tirar o melhor das novas pessoas com quem você convive diariamente, e aproveite.

Artigo anterior

Aprenda como compor uma parede de quadros

Próximo artigo

Caixa Lança nova linha de Crédito Imobiliário

Meu Imovel Ideal

Meu Imovel Ideal

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>